Emprego Formal ou Empreender eis a Questão!

Mundo do Empreendedorismo

Desde dos anos 70/80 acredito eu que já empreendia quando colhia chuchu na casa da vovozinha, de um amiguinho para vender na feirinha e comprar as besteiras que toda criança gosta de, e jogar fliperama tomar refrigerante, chicletes etc, e não sabia mais não é que eu já estava empreendendo.

E todo esse tempo até o presente momento foram aventuras, de altos e baixos, aprendi algumas coisas.

Vou tentar resumir alguns pontos que acho relevantes, que sirva como um aprendizado, que seja uma forma de abrir sua cabeça para o mundo do empreendedorismo.

Vejo que nos dias atuais Empreendedorismo está cada vez mais em alta!

E, como qualquer tema em alta, com ele surge uma multidão de coaches e empreendedores novatos, alguns com alguma experiência de fato, outros ainda completamente imaturos em busca de pessoas sonhadoras.

Eles vivem das vendas de frases de superação e de promover a ilusão que qualquer um pode empreender e ter sucesso.

Pode sim; Quando se tem uma orientação adequada!!!

E não simplesmente comprando um curso / e-book ou participar de um evento que irão aprender a receita do sucesso. É preciso ir muito alem, tenham em mente que a caminhada é longa.

Fazendo uma reflexão da minha trajetória ao longo desses anos, vejo que meus erros me moldaram muito mais do que meus acertos.

Se nos sucessos eu comemorava, celebrava e compartilhava, nos fracassos eu precisava colocar minha humildade à prova, analisando e entendendo o que tinha dado errado, no que tinha errado, e aprendendo com isso.

Os empreendedores que alcançam o sucesso ou fracassam tem uma coisa fundamental em comum: ambas chegaram lá por conta dos erros que cometeram.

Se você está sempre em busca de um trabalho formal tradicional e que tem um desejo de empreender; Esteja disposto a errar muito. Para cada erro, sua distancia de alcançar o sucesso fica mais perto.

Acredite existe um mundo de possibilidades é dos sonhadores, pessoas que estão dispostas a realmente conquistar seus ideais! Mas que sejam sonhadores com pé no chão, com objetivos viáveis e negócios consistentes, e não por ter uma ideia vaga sem paixão e um desejo ardente por aquilo que está disposto a enfrentar pela frente.  

O mundo empreendedorismo não é um mar de flores ou cor de rosa.

Quanto mais rápido você cair na real, se planejar menos frustrante será sua jornada e maiores serão suas chances de sucesso.

Algumas realidades desse caminho:

  • Quando você começa a empreender no início você vai enfrentar um dos maiores vilões desse universo – A desaprovação de pessoas próximas – o Governo e sua máquina da burocracia;
  • Inicialmente você tem aquela reserva financeira de dinheiro que você fez para segurar até dar certo? Geralmente acaba antes mesmo que comece dar certo;
  • Quando você começar a empreender no teu novo objetivo pode acontecer que em algum momento você vai precisar se afastar por um período de seu negócio, seja por um problema de saúde ou por imprevistos inerentes da vida. Esteja preparado para delegar atividades;
  • Pela ansiedade e motivação ou mesmo preocupações por muitas noites você não vai dormir; Acostume-se com isso e aprenda a classificar melhor as dificuldades para não confundir dias normais (que sempre possuem suas dificuldades) com dias fora do comum e assim dormir melhor;
  • Em alguns momentos você vai até chorar escondido, para sua família não ficar sabendo que nem tudo vai bem como planejado;
  • Os melhores coaches são sua família geralmente sabem que pode não dar certo e sabem que pode dar certo vai depender do seu resultado final A reposta.

(Quando deu certo, dizem que torcia por você; Quando der errado suas tentativas eles sabiam que daria errado).

Mais não se incomode que é uma forma de proteger você.

  • Cuidado com a euforia ansiedade a motivação ao extremo, quando esse período passar, você vai se sentir em vários momentos um fracassado. Não caia nesta armadilha;

Esteja disposto passar por tudo isso… Talvez mesmo assim não consiga ter sucesso! A realidade é que a maioria não consegue.

Apenas pela vontade de empreender, sem aliados que já passaram por essas fases, nem sempre os iniciantes tem um final feliz! Normal.

O aprendizado é constante todos os dias a evolução de nossa sociedade torna alguns ofícios obsoletos e cria novos nunca antes imaginados.

Portanto, a tendência é que cada dia mais características empreendedoras serão essenciais para sobrevivência.

Inovar se reinventar é uma boa tática, jamais de férias aos seus pés, até que de fato tudo esteja fluindo conforme o planejado.

 

O objetivo do oráculo do empreendedor é traçar o perfil, escutar suas ideias, suas aptidões, e interesses.

E orientar o pessoas que ainda estão perdidas em busca de um trabalho formal mais que anseiam em começar um no projeto, sem muita ou quase nenhuma experiência para esse mundo do empreendedorismo, no que deseja empreender.

Todo apoio, orientações e qualquer crítica construtiva e apoio são válidos!

vamos formar uma legião de empreendedores no Brasil.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!